DÍLI, 30 de maio de 2022 (TATOLI) – O Parlamento Nacional timorense aprovou hoje por unanimidade a proposta de congratulação pela nomeação do primeiro cardeal de Timor-Leste, Dom Virgílio do Carmo da Silva, SDB.
Os deputados proponentes foram David Mandati, António da Conceição, Francisco David Xavier Carlos, Duarte Nunes, Olinda Guterres e Cornélio Gama ‘L7’.
“O resultado da votação ditou 51 votos a favor, zero contra e nenhuma abstenção. O voto de congratulação foi aprovado”, afirmou o Presidente do Parlamento Nacional, Aniceto Guterres, na sessão plenária.
O Presidente revelou ainda que o Parlamento Nacional congratula o primeiro cardeal de Timor-Leste. “Esta nomeação é um orgulho para o Estado timorense” referiu.
O deputado António da Conceição realçou que esta nomeação é um marco na história de Timor-Leste.
António da Conceição recordou que o Parlamento tinha já aprovado, a 12 de maio, uma resolução para a adoção do documento “Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum” para honrar o espírito católico no país. “Considero, por isso, que esta nomeação é um presente do Papa Francisco”, referiu.
O parlamentar referiu ainda que a bancada do Partido Democrático elogiou a Igreja Católica e felicitou a nomeação de Dom Virgílio do Camo da Silva.
Já a deputada da Frente Mudança, Isabel Ximenes, agradeceu à família salesiana, à igreja católica timorense e desejou votos de sucesso ao novo cardeal.
Recorde-se que o Papa Francisco vai convocar, a 27 de agosto, um consistório para a nomeação de 21 cardeais, dos quais se inclui o Arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Díli, Dom Virgílio do Carmo da Silva, SDB.
Notícia relevante: Igreja católica timorense satisfeita com nomeação para cardeal do Arcebispo de Díli
Jornalista: Domingos Piedade Freitas
Editora: Maria Auxiliadora




