Díli, 02 de abril de 2020 (TATOLI) – O Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV) registou, só durante o mês de março, 118 casos de dengue, 87 dos quais de crianças, revelou hoje o Chefe do Departamento do Serviço de Emergência e Serviços Ambulatórios desta unidade hospitalar, Custódio Alves de Jesus, aos jornalistas, no seu local de trabalho.
Custódio Alves adiantou ainda que o centro hospitalar regista, nos últimos anos, um aumento gradual de casos de dengue, pedindo, como tal, que fosse também dado enfoque a esta doença, sobretudo à prevenção.
“Apesar de nos focarmos agora na pandemia do COVID-19, não podemos pôr de lado este assunto, pois a maioria de casos neste hospital é de dengue, que tem vindo a aumentar anualmente no nosso país”, avançou.
O responsável apelou, por isso, a todos que vivessem num ambiente limpo e saudável.
“A dengue surge devido à ação humana. Não limpamos os arredores da nossa casa, os esgotos e os vasos de plantas, onde os mosquitos se reproduzem, o que afeta a nossa saúde”, recordou.
O chefe de departamento lembrou ainda que os meios de prevenção da dengue são, entre outros, a limpeza frequente de tanques e baldes de água assim como dos arredores das habitações e o tapar os esgotos ou águas estagnadas.
Jornalista: Felicidade Ximenes
Editor: Agapito dos Santos




