DÍLI, 22 de junho de 2026 (TATOLI) – O Presidente da República (PR), José Ramos-Horta, estará em Belu, na província indonésia de Nusa Tenggara Timur, na Indonésia, entre os dias 25 e 28 de junho, para participar na 4.ª edição do Festival Fulan Fehan.
A deslocação do Chefe de Estado foi autorizada hoje pelo Parlamento Nacional (PN), com 33 votos a favor, oito abstenções e um voto contra.
Numa carta dirigida ao PN, lida pela Secretária da Mesa, Maria Teresa Gusmão, o PR informou que a visita se realiza em resposta a um convite formulado pelo Governo de Belu para participar no Festival, um evento que visa promover a cultura, a identidade local e a cooperação entre as comunidades timorenses e indonésias da ilha de Timor.
Na missiva, Ramos-Horta destacou que o convite reflete o carácter cultural, comunitário e de amizade transfronteiriça do festival, salientando os laços históricos e culturais existentes entre as populações de Timor-Leste e de Belu.
O Chefe de Estado acrescentou que o evento representa uma oportunidade para promover o turismo sustentável, valorizar o património cultural da região e fortalecer as relações de proximidade entre as duas comunidades dos dois lados da fronteira.
É de lembrar que o Festival Fulan Fehan teve a sua primeira edição em 2017, na planície de Fulan Fehan, situada no sopé do Monte Lakaan, muito próximo da fronteira com Timor-Leste. Entre as principais atrações do evento destacam-se a dança tradicional Likurai, executada por centenas ou mesmo milhares de bailarinas trajadas a rigor com vários tipos do Tais de Belu, exposições de Tais, artesanato e produtos locais, bem como atuações musicais. A edição deste ano vai decorrer entre os dias 25 e 27 de junho.
Notícia relacionada: Ramos-Horta parte para Singapura para participar no Diálogo Shangri-La
Jornalista: Afonso do Rosário
Editora: Isaura Lemos de Deus




