DÍLI, 24 de junho de 2026 (TATOLI) – O trabalhador timorense Idelfonso Saturnino dos Santos morreu na sequência de um acidente de viação ocorrido por volta das 06h30 desta quarta-feira, na região de Daebudo, província de Gyeonggi-do, na Coreia do Sul.
A informação foi confirmada pelo Diretor Nacional de Emprego no Estrangeiro da Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego (SEFOPE), João Correia, que revelou ter recebido uma comunicação oficial sobre o incidente.
Segundo o responsável, o acidente ocorreu quando a vítima se deslocava de motociclo para o local de trabalho, mas regressou a casa para ir buscar um objeto que tinha deixado para trás. Foi nesse trajeto que colidiu com um veículo num cruzamento.
O dirigente informou que as autoridades policiais sul-coreanas estão a investigar as circunstâncias do acidente para apurar a sequência dos acontecimentos e determinar eventuais responsabilidades.
“Após a conclusão das investigações, as autoridades competentes fornecerão informações oficiais às entidades envolvidas, incluindo à Embaixada de Timor-Leste na Coreia do Sul”, acrescentou.
Por sua vez, José Soares, Assistente do Adido Laboral de Timor-Leste na Coreia do Sul, informou que uma equipa da Embaixada se deslocou ao local do acidente e ao hospital para acompanhar o caso.
A Embaixada e a SEFOPE estão a coordenar os procedimentos necessários para a repatriação do corpo de Idelfonso Saturnino dos Santos para Timor-Leste, a fim de o entregar à família.
Idelfonso Saturnino dos Santos partiu para a Coreia do Sul a 28 de fevereiro de 2022, ao abrigo do Programa de Autorização de Emprego. Trabalhou na empresa Hyunsusan, em Seocheon-gun, até setembro do ano passado.
Desde outubro de 2025, estava na empresa Songbeksusan, em Daebudo, província de Gyeonggi-do. Natural de Baucau, onde nasceu a 6 de julho de 1993, era pai de uma filha.
Jornalista: Cidalia Fátima/Traduções: Equipa da Tatoli
Editora: Armandina Moniz




