iklan

HEADLINE, NACIONAL

Fernanda Lay: Lú Olo era património de toda a nação

Fernanda Lay: Lú Olo era património de toda a nação

O antigo Presidente da República e atual Presidente da FRETILIN, Francisco Guterres “Lú-Olo”. Foto: Tatoli

DÍLI, 23 de junho de 2026 (TATOLI) – A Presidente do Parlamento Nacional (PPN), Maria Fernanda Lay, destacou hoje o papel de Francisco Guterres “Lú Olo”, antigo Presidente da República e líder da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN). Para Lay, “Lú Olo” é uma referência para a família e para o país.

As declarações foram feitas após os deputados prestarem homenagem ao antigo Chefe de Estado, na sua residência, no Farol, em Díli.

“Lú Olo não era apenas um património da família, mas também da nação. É uma perda para o país, para o partido e, sobretudo, para a família, para a qual era uma figura de grande importância”, afirmou Maria Fernanda Lay, visivelmente emocionada.

A PPN disse que o falecimento do antigo Chefe de Estado entristeceu profundamente o povo timorense, manifestando esperança de que a família encontre força para ultrapassar este momento difícil.

“Estou naturalmente preocupada, mas acredito que a esposa terá força para cuidar dos filhos. O Estado continuará a acompanhar e a apoiar os filhos do falecido”, afirmou, entre lágrimas.

A parlamentar recordou ainda o percurso político de Francisco Guterres, considerando-o uma das personalidades mais marcantes da história recente de Timor-Leste e destacando o legado que deixou às futuras gerações.

Segundo a responsável, o contributo de “Lú Olo” para o PN, particularmente nos primeiros anos da independência, deve continuar a servir de referência aos atuais deputados.

“Espero que a sua memória continue a inspirar-nos a respeitarmo-nos mutuamente no Parlamento Nacional. Isso é muito importante. Acredito que ele ficaria satisfeito ao ver-nos trabalhar bem, preservar a democracia e continuar a responder às preocupações do povo timorense”, afirmou.

Maria Fernanda Lay acrescentou que, apesar da perda de uma das figuras históricas do país, o legado de “Lú Olo” permanecerá vivo na memória coletiva dos timorenses.  “Timor-Leste perdeu uma das figuras mais marcantes da sua história contemporânea, mas acredito que deixou um legado muito valioso para as futuras gerações. Esperamos preservar essa memória para o futuro do nosso país”, concluiu.

Notícia relevante: Companheiros de luta recordam “Lú Olo” como homem de coragem, humildade e lealdade inabalável

Equipa da Tatoli

iklan
iklan

Leave a Reply

iklan
error: Content is protected !!