DÍLI, 30 de junho de 2021 (TATOLI) – A Comissão Nacional Timor-Leste (CNTL) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) está a preparar quatro professores para dar formação aos docentes nos municípios.
O Secretário Executivo Interino da CNTL, Francisco Barreto, disse que a UNESCO-Jacarta ministrará uma formação em linha aos professores, que serão escolhidos pelo Ministério da Educação, Juventude e Desporto.
“Os formadores, através da UNESCO-Jacarta, vão ministrar um curso em linha sobre ciência. Os formandos serão professores dos municípios”, afirmou à TATOLI, em Balide.
O responsável sublinhou que os formadores vão também gravar matérias sobre ciência para as atividades letivas emitidas pela televisão.
Barreto referiu ainda que a UNESCO coordenar-se-á com o canal de televisão nacional de Timor-Leste para a transmissão das atividades letivas.
“A UNESCO vai coordenar-se com o canal televisivo Grupo Média Nacional (GMN) e a Rádio Televisão de Timor-Leste (RTTL) para que todos os estudantes no país possam ter acesso, pois a televisão não cobre todo o território”, adiantou.
O dirigente adiantou que a formação será feita em breve e será de curta duração, porque os professores estão ainda a habituar-se a estes materiais.
Jornalista: Jesuína Xavier
Editor: Zezito Silva




