iklan

INTERNACIONAL, HEADLINE

Francisco Guterres “Lú Olo” sepultado no Jardim dos Heróis em cerimónia marcada pela emoção

Francisco Guterres “Lú Olo” sepultado no Jardim dos Heróis em cerimónia marcada pela emoção

Centenas de cidadãos prestaram homenagem ao antigo Chefe de Estado, em ambiente de emoção, com lágrimas e orações. Foto da Tatoli

DÍLI, 26 de junho de 2026 (TATOLI) – O antigo Presidente da República Francisco Guterres “Lú Olo” foi hoje sepultado no Jardim dos Heróis, em Metinaro, Díli, após um cortejo fúnebre que reuniu milhares de pessoas para lhe prestarem a última homenagem. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, José Ramos-Horta.

À chegada do cortejo, por volta das 15h00, centenas de cidadãos aguardavam no Jardim dos Heróis para se despedirem do antigo Chefe de Estado, num ambiente marcado por lágrimas, orações e momentos de grande emoção.

Durante a cerimónia, a filha de “Lú Olo” Dália Guterres declamou o poema “Último Abraço”, dedicado ao pai. A comissão organizadora fez igualmente ouvir a canção “Maubere é por mim e Maubere é por todos”, da autoria do antigo Presidente da República, assinalando simbolicamente a despedida final.

Num dos momentos mais solenes da cerimónia, foi entregue a arma de fogo utilizada por “Lú Olo” durante a luta de libertação nacional. A entrega foi efetuada pelo Secretário-Geral da FRETILIN, Mari Alkatiri, e pelo antigo Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, ao Comandante-Geral e Chefe do Estado-Maior-General das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Tenente-General Falur Rate Laek.

No final das cerimónias fúnebres, Ramos-Horta recordou que Timor-Leste assinalou um minuto de silêncio no Palácio Presidencial em homenagem ao antigo Chefe de Estado.

“Francisco Guterres ‘Lú Olo’ foi um dirigente de Estado, um cidadão ativo e competente, um defensor da liberdade, um líder político e um símbolo vivo da luta pela independência, cujo legado continuará vivo na memória do povo”, afirmou.

Em representação da família, Domingos Guterres apelou ao Governo para reforçar o investimento no setor da saúde, de forma a melhorar os serviços de assistência médica e garantir cuidados de saúde dignos aos veteranos que desempenharam um papel determinante na luta pela independência.

Dirigiu ainda um apelo à preservação da unidade nacional, exortando todos os timorenses a seguirem o exemplo de humildade, dedicação e espírito de serviço público deixado pelo antigo Presidente da República. Sublinhou que, embora tenha partido, o seu legado e os valores que defendeu continuarão a inspirar as gerações futuras.

Também em nome da família, o antigo Primeiro-Ministro e atual Secretário-Geral da FRETILIN, Mari Alkatiri, manifestou profundo agradecimento ao Governo, à Polícia Nacional de Timor-Leste, às F-FDTL e às restantes instituições pelo apoio prestado durante a organização das cerimónias fúnebres.

Na sua mensagem de despedida, afirmou que, apesar da ausência física de “Lú Olo”, o seu espírito permanecerá vivo no seio da família e na memória do povo timorense.

Acrescentou que a FRETILIN continuará a ser a casa da família de “Lú Olo”, bem como de todos os seus membros, militantes, apoiantes e simpatizantes.

A cerimónia contou com a presença de membros do Governo, deputados do Parlamento Nacional, representantes do corpo diplomático, veteranos, familiares e centenas de cidadãos que prestaram a última homenagem ao antigo Presidente da República.

Notícia relevante: Dom Leandro: “Lú Olo” foi o ouro de Timor-Leste

Equipa da Tatoli

iklan
iklan

Leave a Reply

iklan
error: Content is protected !!