DÍLI, 24 de outubro de 2022 (TATOLI) – O Ministro do Turismo, Comércio e Indústria, José do Carmo, e dois dos seus vice-ministros encontraram-se com o Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, com o objetivo de abordar a participação de Timor-Leste na Expo Osaka 2025, no Japão.
José do Carmo informou hoje que o Diretor-Geral do Ministério do Turismo, Comércio e Indústria, Jelino Soares, está em Tóquio para preparar a participação de Timor-Leste na Expo Osaka com as autoridades locais.
“Não temos orçamento suficiente. Por isso, enviamos apenas o nosso diretor-geral para coordenar com a comissão organizadora todo o processo” disse o governante, após a conclusão do encontro com o Primeiro-Ministro, no Palácio do Governo.
Segundo o ministro, quando Jelino Soares voltar ao país, vai apresentar os resultados do seu trabalho e encaminhá-los para o Conselho de Ministros.
O governante salientou ainda que o Ministério do Turismo vai apresentar a curto prazo uma nova autoridade especialmente criada para detalhar medidas, quer de preparação, quer de participação na Expo Osaka 2025.
A Expo Osaka tem como objetivo fundamental encontrar soluções para os desafios que a humanidade enfrenta, alavancando, para o efeito, tecnologias de ponta tais como a robótica, a automação, sistemas de informação rápidos e com grande capacidade de memória, inteligência artificial (IA) e muitas mais possibilidades de soluções tecnológicas integradas e modernas.
O Governo do Japão, em parceria com a Associação Japonesa para a Exposição Mundial de 2025, vai acolher a Expo Osaka, entre 13 de abril e 13 de outubro de 2025, numa ilha artificial na Baía de Osaka, perto do Aeroporto Internacional de Kansai.
O número previsto de visitantes é de cerca de 28 milhões, e o efeito estimado de propagação económica ronda os dois triliões de ienes (cerca de 15 mil milhões de dólares). Vão participar cerca de 150 países e 25 organizações internacionais, bem como empresas privadas, instituições educacionais e de investigação, algumas organizações não-governamentais e outras sem fins lucrativos e ainda grupos de cidadãos de todo o mundo.
O tema da Expo Mundial Osaka 2025 é “Desenhar a Sociedade do Futuro para a Nossa Vida” e visa alcançar duas metas:
- contribuir para atingir alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030;
- alcançar a estratégia nacional do Japão “Sociedade 5.0”.
O Japão definiu a “Sociedade 5.0” como uma estratégia-chave para desenvolver uma sociedade centrada nas pessoas que progride económica e equitativamente e resolve questões sociais problemáticas através de um sistema que combina espaços cibernéticos e físicos de uma forma sofisticada.
Além disso, a “Sociedade 5.0” configura-se como uma estratégia inclusiva que cria um ambiente onde várias comunidades podem aspirar a encarar e resolver problemas que as preocupam servindo-se de tecnologias como a Internet das Coisas, inteligência artificial, robótica, automação, sistemas de informação rápidos e com grande capacidade de memória e ainda a biotecnologia. Nestes termos, a estratégia da “Sociedade 5.0” também seria capaz de alcançar alguns dos ODS de uma forma positiva.
Jornalista: Domingos Piedade Freitas
Editora: Maria Auxiliadora




