DÍLI, 09 de outubro de 2022 (TATOLI) – Os atletas quenianos Seroi Anderson Saitoti e Chesang Shelia Jepkosgel foram, no sábado passado, os vencedores da Maratona Internacional de Díli.
Seroi Saitoti, de 29 anos, percorreu 42 quilómetros da maratona em 2 horas, 25 minutos e 48 segundos, tornando-se, deste modo, o vencedor na categoria masculina. Chesai Jeokosgel, de 36 anos, por sua vez, fê-lo em 2 horas, 56 minutos e 49 segundos, tempo recorde para qualquer senhora em Timor-Leste, e venceu a categoria feminina.
Os troféus foram entregues a ambos os atletas pelo Presidente da República, José Ramos Horta, numa cerimónia para esse efeito, no Palácio Presidencial, em Díli.
“Agradeço a todos os meus irmãos e irmãs do Quénia, Kupang, Atambua e Singapura [pela participação na maratona]”, afirmou Ramos Horta, durante o discurso de entrega dos troféus, numa referência ao facto de terem participado atletas de várias nacionalidades na maratona.
Seroi Saitoti, em resposta, exprimiu a sua satisfação por ter sido o vencedor. “Senti-me muito bem, apesar de haver muito calor. Não foi fácil, mas esforcei-me ao máximo para vencer a maratona. Voltarei no próximo ano e julgo que seria melhor começar a maratona mais cedo. Talvez às 5 horas [da manhã]. Timor-Leste é um bom lugar e Díli é uma cidade agradável”, declarou Seroi Saitoti.
Chesai Jeokosgel também se exprimiu. Afirmou estar extasiada por ser a vencedora da Maratona Internacional de Díli. “Não esperava vencer a corrida. Agradeço a Deus por ter conseguido. Tentarei o meu melhor para vencer novamente no próximo ano”, afirmou Jeokosgel, que ainda fez um apelo às mulheres timorenses que treinem mais para a competição do próximo ano. “O fundamental é o treino e a orientação para objetivos”, enfatizou Chesai Jeokosgel.
A atleta que ficou em segundo lugar na categoria feminina, Margaret Njuguna, afirmou que a Maratona Internacional de Díli foi um evento muito bem organizado, “mesmo sob uma temperatura alta”.
“Timor-Leste é um bom país. As pessoas são simpáticas e amigáveis e deram-nos gentis boas-vindas. Eu gostei das pessoas. Para mim, Timor-Leste foi um dos melhores países que eu visitei até agora. Se o Governo de Timor-Leste nos convidar, eu competirei no próximo ano”, declarou Margaret Njuguna.
Dorcas Tarus, a atleta que cortou a meta em terceiro lugar, referindo-se às altas temperaturas de Díli, disse: “Perdi muita água durante a corrida por causa do calor. O ar é muito húmido e quando cheguei aos 15 quilómetros já me sentia muito cansada. Mas nós, quenianas, não somos pessoas de desistir facilmente. Apenas precisamos de treinar, de nos focar em vencer e terminar a corrida”.
Felisberto de Deus, que chegou em terceiro lugar na categoria masculina, afirmou que que se vai esforçar mais ainda para vencer no próximo ano a Maratona Internacional de Díli. “Vou-me esforçar mais ainda e participar em mais competições internacionais asiáticas. Além disso, eu quero subir na classificação da Maratona Internacional de Díli no próximo ano”, desejou Felisberto de Deus.
Ângela Freitas, a atleta timorense que obteve o quarto lugar, apelou às mulheres jovens que treinem mais e que participem na próxima competição. “Queria encorajar as minhas colegas timorenses para se envolverem em qualquer tipo de desporto e a representar Timor-Leste em competições internacionais. Esta competição foi a minha estreia em maratonas. Foi uma experiência muito boa para eu me preparar para a próxima competição”, declarou Ângela Freitas.
Arkadius Yoseph Seran, o treinador dos atletas da equipa de Atambua e Kupang, disse que a Maratona Internacional de Díli foi um bom evento. “Esperamos que no próximo ano, as autoridades timorenses convidem mais atletas das regiões de Atambua e Kupang a participarem, especialmente de locais fronteiriços tal como Belo e Malaka. Este tipo de competições fortalecem os laços entre Timor-Leste e as províncias de Timor ocidental”.
No rescaldo da Maratona Internacional de Díli, de todos os vencedores, seis são quenianos, três das regiões de Atambua e Kupang e os restantes de Timor-Leste. Mais de mil atletas completaram o trajeto da Maratona Internacional de Díli. A competição envolveu três modalidades, além da maratona principal: um percurso de 10 quilómetros e outro de cerca de 21 (a meia-maratona).
Jornalista: Filomeno Martins/Tradutor: Domingos Piedade
Editora: Nelia Borges




