iklan

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA, NOTÍCIAS DE HOJE

Internet gratuita para alunos dos municípios afetados com covid-19 prevista no Orçamento Retificativo

Internet gratuita para alunos dos municípios afetados com covid-19 prevista no Orçamento Retificativo

Ministro da Educação, Juventude e Desporto (MEJD), Armindo Maia. Imagem Tatoli/Egas Cristovão.

DÍLI, 01 de abril de 2021 (TATOLI) – O Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD) prevê na proposta do Orçamento Retificativo cerca de três milhões de dólares americanos para apoiar com internet gratuita os alunos nos municípios afetados pela covid-19 e, por isso, com as aulas presenciais suspensas.

O Ministro da Educação, Armindo Maia, disse que o MEJD preparou um programa, Escola em Casa, para os alunos estudarem em linha os conteúdos. Foi, assim, pedido apoio financeiro para internet gratuita aos alunos na proposta do Orçamento Retificativo por estas verbas não estarem previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano.

“O ministério apresenta uma proposta de orçamento para apoiar os alunos no acesso à internet em três ou quatro municípios. Não em todos. Esperamos que o parlamento aprove”, disse o governante, em Vila Verde, Díli.

Os alunos podem aceder ao programa Escola em Casa através da televisão ou em linha, através do Youtube, Facebook e aplicação.

Os municípios de Timor-Leste com casos registados de covid-19 são Díli, com 456 infeções, desde 07 de março, Baucau, com 26 casos ativos, Covalima 19, Viqueque 11 e Lautém com um. Na Região Administrativa Especial de Oé-Cusse e Ambeno (RAEOA), verifica-se também uma infeção. O país regista atualmente 415 casos ativos e 604 infeções desde o surgimento do vírus, tendo já 189 doentes recuperado.

As escolas estão encerradas apenas em três municípios – Díli, desde 09 de março, Baucau e Viqueque, desde 15 de março – por imposição de cerca sanitária e confinamento obrigatório até 02 de abril. Em Covalima, já foi levantada a cerca sanitária e as atividades letivas estão a decorrer normalmente.

No Orçamento Retificativo do Governo apresentado a 30 de março, o Parlamento Nacional alocou um montante de 223 milhões de dólares americanos, com carácter de urgência, sendo que 60 milhões serão utilizados pelo fundo de infraestruturas e o restante servirá para fazer ajustamentos ao OGE de 2021. O objetivo é responder às necessidades urgentes relacionadas com a pandemia da covid-19, uma vez que os casos de infeção continuam a aumentar, e à necessidade de estabilização económica.

Notícia relevante: MEJD lança Eskola ba Uma e Telescola para 3.º ciclo do ensino básico, secundário e técnico-vocacional

Jornalista: Maria Auxiliadora

Editor: Zezito Silva

iklan
iklan

Leave a Reply

iklan
error: Content is protected !!