DÍLI, 23 de junho de 2026 (TATOLI) – O Bispo da Diocese de Baucau, Dom Leandro Maria Alves, vai presidir à missa de requiem pelo antigo Presidente da República, Francisco Guterres “Lú Olo”, que será celebrada no próximo dia 26, às 11h30, na Catedral de Díli.
O anúncio foi feito hoje pelo Arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Díli, Dom Virgílio Cardeal do Carmo da Silva, durante a cerimónia de homenagem ao antigo Chefe de Estado, realizada no Farol, em Díli.
Segundo Dom Virgílio, a família de “Lú Olo” tinha solicitado a sua presença para presidir à celebração litúrgica. Contudo, o Cardeal explicou que não poderá participar por ter de viajar para Roma no próximo dia 24, na sequência de um convite do Papa Leão XIV para integrar uma reunião presidida pelo próprio Santo Padre.
A cerimónia de homenagem contou também com a presença de Dom Leandro Maria Alves e Dom Norberto do Amaral, Bispo da Diocese de Maliana, acompanhados por outros membros do clero.
Na ocasião, Dom Virgílio manifestou a tristeza sentida pelo povo timorense, em particular pela comunidade católica, pela morte do antigo Presidente da República.
Em nome da Igreja Católica, o Cardeal agradeceu os contributos prestados por “Lú Olo” durante a luta pela independência e ao longo do processo da construção do Estado timorense.
“Todos temos a obrigação de reconhecer e agradecer o trabalho que realizou em prol da nação. Estamos aqui para rezar por ele e pela sua família, especialmente pela esposa e pelos filhos, neste momento de dor”, declarou.
Dom Virgílio destacou ainda que “Lú Olo” deixou um legado importante para Timor-Leste, quer pelo seu papel na luta de libertação nacional, quer pelo contributo dado ao desenvolvimento do país após a restauração da independência.
Notícia relevante: Fernanda Lay: Lú Olo era património de toda a nação
Jornalista: Arminda Fonseca/Tradução: Equipa da Tatoli
Editora: Maria Auxiliadora




