iklan

INTERNACIONAL, EDUCAÇÃO, DÍLI, NOTÍCIAS DE HOJE

Cerca de 1.700 timorenses beneficiam do programa JENESYS 

Cerca de 1.700 timorenses beneficiam do programa JENESYS 

Emabixador do Japão, Tetsuya Kimura.Foto Tatoli/António Daciparu

DÍLI, 29 de março de 2023 (TATOLI) – Cerca de 1.700 timorenses, sobretudo funcionários públicos e estudantes, beneficiaram do Programa da Rede de Intercâmbio do Japão – Ásia Oriental para Estudantes e Jovens (JENESYS, em inglês), revelou o Embaixador japonês, Tetsuya Kimura, à margem da apresentação dos resultados da visita dos 183 timorenses ao Japão em 2022 sobre os domínios da indústria, pescas e segurança marítima.

O programa JENESYS visa promover a confiança mútua e a compreensão entre os povos do Japão e da região da Ásia-Pacífico, construir uma base para a amizade e cooperação futuras, bem como incentivar a compreensão da economia, sociedade, história, cultura diversificada, política e relações diplomáticas do Japão.

“Cerca de 1.700 timorenses tiveram a oportunidade de visitar o Japão com o intuito de realizarem um estudo comparativo sobre o nosso desenvolvimento e o de Timor-Leste. O programa serviu de ponte entres povos e os governos dos dois países, afirmou Tetsuya Kimura, na Praia dos Coqueiros, em Díli.

Segundo o embaixador, o Executivo japonês está empenhado em proporcionar oportunidades aos jovens timorenses de se juntarem a este programa para adquirirem competências que contribuam para o desenvolvimento nacional.

A este propósito, o Secretário de Estado para a Formação Profissional e Emprego (SEFOPE), Alarico do Rosário, destacou a importância de programas de intercâmbio para a realização de estudos comparativos nos países desenvolvidos.

Jornalista: Afonso do Rosário

Editora: Isaura Lemos de Deus

iklan
iklan

Leave a Reply

iklan
error: Content is protected !!