DÍLI, 02 de setembro de 2022 (TATOLI) – O brasileiro Fábio Maciel da Silva demitiu-se do cargo de treinador da seleção nacional sub-23, alegando o não pagamento de salários, situação que, segundo o mesmo, se arrasta há cinco meses, apesar de cumprir as suas funções.
Fábio da Silva explicou que, com a Federação de Futebol de Timor-Leste (FFTL), ele cumpriu com todas as obrigações contratuais e, a título de exemplo, referiu que acompanhou a seleção de Timor-Leste ao Qatar para participar nos jogos SEA GAMES
“Enviei um e-mail à FFTL expondo a situação. A federação respondeu que iria transferir os salários em atraso, contudo, até ao momento não há dinheiro na minha conta”, informou Fábio da Silva, à Tatoli.
Fábio da Silva salientou que, de acordo com a lei da Federação Internacional de Futebol (FIFA), um treinador ou jogador que não receba um salário durante dois meses deve apresentar uma queixa junto da organização de futebol.
“Dei-lhes cinco meses para resolverem a minha situação, mas nada foi feito. Vou apresentar uma queixa à FIFA para que a FFTL pague os meus salários correspondentes a cinco meses. Amo Timor-Leste e compreendo a situação do país, mas a minha família e eu precisamos também do dinheiro”, lamentou.
De acordo com a informação a que a Tatoli teve acesso, o treinador recebe um salário mensal de 10 mil dólares americanos.
FFTL reconhece salários em atraso do treinador
A este propósito, o Adjunto do Secretário-Geral da FFTL, Frederico Martins, reconheceu que o treinador Fábio Maciel não recebe salários há cinco meses, adiantando que o atraso se deve às mudanças nas regras de financiamento da Confederação Asiática de Futebol (AFC, em inglês).
“Quero esclarecer que o contrato do Fábio Maciel foi uma colaboração entre a FFTL e a AFC. É claro que não recebeu o seu salário durante cinco meses”, afirmou Frederico Martins.
O adjunto explicou ainda que o contrato de Fábio Maciel com a FFTL expirou em dezembro de 2021 no jogo do SEA GAMES e foi prolongado para dezembro de 2022.
O dirigente afirmou que a FTTL pagou o salário do treinador, de janeiro a março, mas, desse mês em diante não houve qualquer pagamento. “A AFC acabou de aprovar, a 30 de agosto, os subsídios financeiros para a federação. Vamos pagar os salários relativos a cinco meses”, garantiu.
No que toca à intenção do treinador de apresentar uma queixa à FIFA, Frederico Martins respondeu que a federação já comunicou com o seu advogado, acrescentando que “se ele [Fábio] quiser recorrer à justiça, estamos prontos porque já informamos previamente a FIFA”.
Relativamente ao anúncio do treinador de que tinha rescindido o seu contrato, Frederico Martins respondeu que aquela foi “uma decisão unilateral, pois a FFTL ainda não emitiu uma resposta. Fábio tomou a decisão emocionalmente porque não recebeu o seu salário durante cinco meses. Foi uma decisão pessoal e não vamos interferir”, concluiu.
Jornalista: Afonso do Rosário
Editora: Maria Auxiliadora




