DÍLI, 06 de abril de 2021 (TATOLI) – Timor-Leste regista hoje a primeira morte de uma doente com o novo coronavírus, uma mulher de 44 anos que sofria de insuficiência renal, revelou o Coordenador do Pilar Sete de Combate à Covid-19 do Ministério da Saúde, Nílton do Carmo da Silva.
A mulher foi diagnosticada com covid-19 a 24 de março e a equipa de saúde transportou-a para o centro de isolamento de Tasi Tolu. Começou por ter sintomas a 04 de abril e foi transferida para o isolamento de Vera Cruz, mas, com as cheias que ocorreram no passado domingo, foi mudada para o Hospital de Lahane.
“A paciente encontrava-se em estado grave e sofria de insuficiência renal crónica. A equipa de saúde efetuou o tratamento de acordo com o seu estado de saúde, mas, cerca das 07 horas de hoje acabou por falecer. Registamos, assim, um caso de morte com a comorbidade de insuficiência renal crónica”, disse o médico, em Lahane, Díli.
Segundo Nílton da Silva, o cadáver será tratado como o de um doente de covid-19.
“A equipa de saúde entregará o cadáver ao MSSI [Ministério da Solidariedade Social e Inclusão], sendo depois transportado para o local designado para enterrar doentes de covid-19, em Metinaro”, afirmou.
O médico explicou ainda que, além de problemas renais, a doente sofria de hipertensão.
“Daremos ajuda ao marido e ao filho para acompanharem o processo fúnebre e voltarem para o centro de isolamento”, referiu.
Timor-Leste tem atualmente 472 casos ativos de covid-19 e 766 infeções desde o surgimento do novo coronavírus.
Jornalista: Maria Auxiliadora
Editor: Zezito Silva




