iklan

ECONOMIA, HEADLINE

Timor-Leste e Malásia vão cooperar na área das telecomunicações

Timor-Leste e Malásia vão cooperar na área das telecomunicações

O Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão, presidiu à reunião do Conselho de Ministro, no Palácio do Governo, em Díli. Foto da Tatoli/Francisco Sony

DÍLI, 22 de outubro de 2025 (TATOLI) – Os Governos de Timor-Leste e da Malásia vão assinar um acordo de cooperação na área das telecomunicações. A decisão foi aprovada hoje pelo Conselho de Ministros, que autorizou o Ministro dos Transportes e Comunicações, Miguel Manetelu, em representação do Executivo, a formalizar o acordo.

“Este Memorando de Entendimento visa reforçar a cooperação bilateral no setor das telecomunicações, abrangendo infraestruturas, serviços e assuntos regulatórios, com base na reciprocidade e no benefício mútuo”, lê-se num documento do Governo a que a Tatoli teve hoje acesso.

Conforme fonte governamental, entre as principais áreas de cooperação, destacam-se o intercâmbio de conhecimentos técnicos e de boas práticas; o reforço da capacitação institucional; o incentivo à investigação e inovação tecnológica; bem como a promoção de parcerias entre entidades reguladoras, operadores e outros intervenientes do setor em ambos os países.

O acordo contempla ainda a implementação de programas de formação, workshops e intercâmbios técnicos, com vista a promover o desenvolvimento de um setor das telecomunicações mais moderno, seguro e eficiente — elemento crucial para o progresso económico e para a integração regional de Timor-Leste no espaço da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Notícia relevante: Timor-Leste e Malásia pretendem reforçar cooperação no domínio da comunicação social

Jornalista: Afonso do Rosário

Editora: Isaura Lemos de Deus

iklan
iklan

Leave a Reply

iklan
error: Content is protected !!