DÍLI, 8 de outubro de 2025 (TATOLI) – Os Governos de Timor-Leste e da Malásia vão formalizar um acordo para reforçar a cooperação no domínio da informação e do desenvolvimento dos meios de comunicação social.
A este propósito, o Conselho Ministro autorizou hoje o Secretário de Estado da Comunicação Social, Expedito Ximenes, a assinar a referida parceria com o Ministro das Comunicações da Malásia, Ahmad Fahmi Fadzil.
De acordo com fonte governamental, o acordo será formalizado à margem da próxima Cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), agendada para os dias de 24 a 26 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia.
“O acordo tem como objetivo reforçar a cooperação bilateral entre os dois países nas áreas da informação e da comunicação social, promovendo a troca de experiências, o desenvolvimento de capacidades técnicas e a inovação digital no setor”, lê-se num documento do Executivo, a que a Tatoli teve hoje acesso.
Conforme a mesma fonte, entre as áreas de cooperação previstas, destacam-se a transformação digital e inovação em áreas de informação e dos meios de comunicação; a partilha de políticas de informação e práticas regulatórias; o intercâmbio de notícias e conteúdos informativos; a colaboração em radiodifusão e tecnologia televisiva; a formação e o desenvolvimento de recursos humanos, bem como a promoção da cooperação no domínio da produção cinematográfica e documental.
Notícia relacionada: Timor-Leste e Malásia apelam a soluções pacíficas para Myanmar e Palestina
Jornalista: Afonso do Rosário
Editora: Isaura Lemos de Deus




