DÍLI, 10 de março de 2022 (TATOLI) – O Ministério da Agricultura e Pescas (MAP) vai colher, este ano, 82 mil toneladas de arroz, revelou a Diretora-Geral do MAP, Maria Odete Guterres.
“De acordo com o nosso objetivo, pretendemos, este ano, fazer a colheita em 38 mil hectares de arrozais, o equivalente a 82 mil toneladas de arroz. Isto é o nosso cálculo. Esperamos que tudo corra bem”, afirmou a dirigente, à Tatoli, no Ministério das Finanças, em Aitarak-Laran, Díli.
Maria Odete Guterres mostra-se preocupada com alguma canalização que foi danificada pelas últimas cheias.
“Estamos a enfrentar problemas com canalizações em alguns arrozais provocados pelas chuvas que caíram nos últimos [meses]. Apesar de envidarmos esforços para os resolver, não fomos bem-sucedidos. Estes são grandes desafios”, disse.
A responsável destacou a necessidade de trabalhar com os líderes municipais para garantir a implementação de programas, com base no orçamento alocado ao ministério.
“Realizaremos a primeira fase da colheita em todos os municípios, exceto em Viqueque. A região da Costa Sul será, normalmente, feita posteriormente”, concluiu.
Recorde-se que o MAP registou, no ano passado, a produção de 72 mil toneladas de arroz em 80 mil arrozais de todo o território, a maioria situada em Maliana, no Município de Bobonaro, bem como no Posto Administrativo de Uatulari, em Viqueque.
Jornalista: Isaura Lemos de Deus
Editora: Maria Auxiliadora




