DÍLI, 24 de junho de 2026 (TATOLI) – O Encarregado de Negócios interino da Embaixada da Indonésia em Timor-Leste, Nugroho Aribhimo, considera que o antigo Presidente da República, Francisco Guterres “Lú Olo” foi um dos combatentes da luta de libertação nacional que permaneceu firme e coerente na defesa da sua nação e do seu povo até ao fim da sua vida.
A afirmação foi feita hoje durante uma visita de cortesia ao Palácio Presidencial, em Díli, para se despedir do Presidente da República, José Ramos-Horta, antes de concluir a sua missão diplomática no país no próximo mês.
“Encontrei-me com o Presidente José Ramos-Horta para me despedir e, simultaneamente, transmitir as nossas condolências pelo falecimento do antigo Chefe de Estado Francisco Guterres “Lú Olo”. Foi Presidente e também um dos combatentes da luta de libertação nacional. Manteve-se firme e consistente na defesa da sua nação e do seu povo até ao fim da sua vida”, afirmou.
Nugroho Aribhimo recordou “Lú Olo” como uma figura histórica da luta pela independência nacional e destacou a sua dedicação permanente à causa timorense.
Durante o encontro, o diplomata agradeceu ainda ao Governo timorense o apoio, a coordenação e a cooperação prestados ao longo dos dois anos em que desempenhou funções em Timor-Leste.
Antes de deixar Díli, Nugroho Aribhimo passará as responsabilidades ao novo Conselheiro da Embaixada, Banga Malewa, que assumirá interinamente o cargo de Encarregado de Negócios.
Segundo o diplomata, a Embaixada indonésia continua a aguardar uma decisão sobre a nomeação de um novo Embaixador para Timor-Leste.
“Ainda não foi tomada qualquer decisão sobre quem será o próximo Embaixador. Continuamos à espera”, concluiu.
Notícia relevante: Filho de “Lú Olo” diz que maior legado do pai é valorização do conhecimento e serviço ao país
Jornalista: Afonso do Rosário
Editora: Isaura Lemos de Deus




