iklan

HEADLINE, NACIONAL

Primeiro-Ministro da Malásia apresenta condolências pela morte de Francisco Guterres “Lú Olo”

Primeiro-Ministro da Malásia apresenta condolências pela morte de Francisco Guterres “Lú Olo”

O Primeiro-Ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. Foto da Tatoli/Francisco Sony

DÍLI, 22 de junho de 2026 (TATOLI) – O Primeiro-Ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, manifestou hoje pesar pelo falecimento do antigo Presidente da República, Francisco Guterres “Lú Olo”, apresentando condolências à família e ao povo timorense.

Numa nota de pesar divulgada na sua conta de Facebook, o Chefe do Governo malaio afirmou estar profundamente entristecido com a perda de “Lú Olo”, destacando o seu papel na luta pela independência de Timor-Leste e na construção do Estado democrático timorense.

“Em nome da Malásia, apresento as minhas sentidas condolências à sua família e ao povo timorense”, refere a mensagem a que a Tatoli teve acesso.

Anwar Ibrahim salientou que Francisco Guterres “Lú-Olo” pertenceu à geração de líderes que conduziu Timor-Leste à independência, recordando os anos que passou na resistência contra a ocupação indonésia, período durante o qual ficou amplamente conhecido pelo nome de guerra “Lú Olo”.

A nota destaca ainda o percurso político do antigo Chefe de Estado, que desempenhou também funções como Presidente do Parlamento Nacional, mantendo sempre o compromisso com a liberdade do povo timorense e com a consolidação da democracia no país.

A Malásia associou-se ao luto nacional em Timor-Leste e afirmou que Francisco Guterres será recordado com respeito e estima pelo povo malaio.

“A Malásia associa-se ao luto do povo timorense neste momento de pesar. Francisco Guterres será recordado no nosso país com profundo respeito e estima”, concluiu.

Notícia relevante: PN homenageia Francisco Guterres “Lú Olo” com minuto de silêncio

Equipa da Tatoli

iklan
iklan

Leave a Reply

iklan
error: Content is protected !!