DÍLI, 15 de março de 2023 (TATOLI) – O Conselho de Ministros aprovou hoje o projeto da resolução sobre um donativo no valor de 60 mil dólares americanos a conceder à Representação Permanente da República Árabe Saharaui Democrática. A proposta foi apresentada pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Adaljiza Magno.
“O nosso Governo vai financiar à representação daquele país em Díli a realização de atividades políticas na nossa nação”, disse o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidélis Magalhães, no Palácio do Governo, em Díli.
O governante acrescentou que “esta medida reforça os laços históricos que unem Timor-Leste e a República Árabe Saharaui Democrática, alicerçados no desejo comum de luta pela autodeterminação, no princípio da solidariedade para com a luta dos povos pela libertação nacional e no direito à sua autodeterminação e independência, presentes na Constituição da República, na Resolução do Parlamento Nacional de solidariedade e de apoio ao povo Saharaui”.
Notícia relacionada: Timor-Leste apoia liberdade e independência do povo sarauí
Fidélis Magalhães recordou que desde 2011, o país contribui para o funcionamento daquela Representação Permanente em Díli, através da concessão de um subsídio anual para o exercício das suas atividades em Timor-Leste e na região.
O governante salientou ainda que a República Árabe Saharaui Democrática tem boas relações com a diplomacia timorense. Na base deste financiamento está a simpatia do Executivo timorense pela situação da República Árabe Saharaui Democrática, atualmente numa luta pela libertação e pela independência do país, semelhante àquela que Timor-Leste teve entre 1975 e 1999.
Igual circunstância explica um financiamento de 120 mil dólares, em 2021, e, desde então, um subsídio anual. Paralelamente, há cerca de um ano a ministra Adaljiza Magno reafirmou, oficialmente, o apoio à República Árabe Saharaui Democrática na luta pela sua autodeterminação.
De lembrar que a República do Saaraui disputa, com o governo de Marrocos, o território do Saara Ocidental embora, à luz do direito internacional, aquele território tenha a Espanha como administrador. O território do Saara Ocidental ainda consta na lista da Organização das Nações Unidas (ONU) como território ainda não descolonizado.
Notícia relacionada: Governo apoia República Árabe Saharauí Democrática com 120 mil dólares americanos
Jornalista: Domingos Piedade Freitas
Editora: Isaura Lemos de Deus




