DÍLI, 18 de outubro de 2022 (TATOLI) – O Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, solicitou ao Presidente da Região Administrativa Especial de Oé-Cusse (RAEOA), Arsénio Bano, que criasse um grupo técnico para que se efetue um estudo de viabilidade da Zona de Comércio Livre nas fronteiras terrestres.
“O Primeiro-Ministro orientou-me para preparar um plano de cooperação da Zona de Comércio Livre nas fronteiras terrestres entre o nosso Estado e a Indonésia”, disse Arsénio Bano, no Farol.
O Presidente da Autoridade afirmou que os resultados do estudo de viabilidade vão ditar a possibilidade de se implementar o comércio livre em Oé-Cusse.
Recorde-se que os governos timorense e indonésio discutiram, a 15 de outubro, a Zona de Comércio Livre nas fronteiras terrestres.
O Chefe do Governo e quatro representantes dos membros de Executivo encontraram-se com o Governador do Instituto de Defesa Nacional (LEMHANNAS, em indonésia), Andi Widjajanto, com o Governador da Província de Nusa Tenggara Timur (NTT), Viktor Bungtilu Laiskodar e ainda com o empresário indonésio, Tommy Winata, para abordarem o futuro da Zona de Comércio Livre nas fronteiras terrestres.
A este propósito, o Governador do LEMHANNAS, Andi Widjajanto, mostrou-se orgulhoso por se reunir com o primeiro-ministro e com representantes do Governo, acrescentando que a delegação iria informar o Presidente da Indonésia sobre o resultado do encontro para que se acelerasse a implementação da Zona de Comércio Livre entre as duas nações.
“Vamos criar uma cooperativa que envolve vários grupos de empresários para que se assine um acordo de cooperação entre Timor-Leste e Indonésia para realizar a Zona de Comércio Livre nas fronteiras terrestres”, referiu Andi Widjajanto.
Notícia relevante: Timor-Leste e Indonésia discutem Zona de Comércio Livre nas fronteiras terrestres
Jornalista: Domingos Piedade Freitas
Editora: Maria Auxiliadora




