DÍLI, 05 de setembro de 2022 (TATOLI) – O Diretor-Geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), Acilino Manuel Branco, informou hoje que a sua instituição tenciona aumentar o número de centros de votação nas próximas eleições parlamentares de modo a fomentar uma maior participação eleitoral. No caso concreto, o dirigente especificou um aumento de 1.200 para 1.800 centros de votação.
“O aumento dos centros de votação pretende dar resposta aos pedidos dos eleitores com mobilidade reduzida e aos cidadãos das zonas muito remotas, de modo a proporcionar condições para se aumentar a participação eleitoral”, disse o responsável à Tatoli, no seu local de trabalho, em Díli.
O dirigente adiantou que o STAE, até novembro, está, por via da receção de informações sobre o recenseamento eleitoral, a atualizar a base de dados.
“Após o término destes trabalhos, iremos anunciar oficialmente o número exato dos centros de votação”, referiu.
O dirigente salientou ainda que o STAE pediu às autoridades locais os dados atualizados sobre os eleitores já falecidos, para que possam ser eliminados dos cadernos de recenseamento.
O STAE tinha registado 859.613 eleitores elegíveis, 852.500 dos quais registados a nível nacional e 7.113 na diáspora.
Segundo a lei eleitoral, deve existir um centro de votação por cada 50 eleitores.
Notícia relevante: MNEC e STAE querem criar mais centros de votação na diáspora
Jornalista: Domingos Piedade Freitas
Editora: Maria Auxiliadora




